quinta-feira, 23 de junho de 2016

UMA CITAÇÃO...

Imprensa

"Vivemos numa época de escancarado adestramento. Um folhetim semanal qualquer ordena que 'veja' e, então, as pessoas veem e saem falando e agindo exatamente segundo o roteiro ali publicado, sem qualquer questionamento ou reflexão mais apurada. Sugiro, então, o lançamento da Revista 'PENSE'. Quem sabe, assim, as pessoas sintam-se estimuladas a pensar, nem que seja somente um pouquinho."

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AUTOR: Desconhecido
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COMENTÁRIO - Paulo Cesar Paschoalini:
Recebi esta frase, via e-mail, no segundo semestre de 2015 e achei a citação interessante e curiosa. Por ser de autor desconhecido, eu procurei alguma referência sobre eventual autoria da mesma, mas não consegui, até então. Passados alguns meses, por entender que se trata de algo muito atual, eu resolvi publicar aqui no blog. Para se ter uma ideia sobre o poder da imprensa no Brasil, em março de 2015 a Revista "Veja", da Editora Abril, trouxe na capa o deputado Eduardo Cunha e uma matéria sobre ele, entre outras coisas, enaltecendo a sua figura. Apesar de estar a "poucos cliques" de informações sobre qualquer pessoa pública, algum tempo depois, as pessoas que saíram em manifestações dizendo ser "contra a corrupção", carregavam faixas com a inscrição "Somos todos Cunha". Pouco mais de um ano da reportagem mencionada, surgiram inúmeras denúncias de crimes cometidos por Eduardo Cunha. Contra ele, pesam fortes indícios (ou provas) de corrupção e, apesar disso, o povo mantém-se recolhido, como que a espera das "novas ordens midiáticas", o que nos faz deduzir que a população somente age quando estimulada, ou devidamente manipulada pelos interesses dos órgãos de imprensa. Isso nos leva a questionar se a "Veja" estava mal informada no ano passado, quando fez a reportagem sobre esse político, o que coloca em xeque a sua competência e credibilidade, ou se estava mal intencionada, o que põe em dúvida a sua isenção e imparcialidade. De qualquer forma, a infeliz reportagem só reforça a tese, defendida por muitos, de que trata-se de uma revista reconhecidamente tendenciosa. A imagem escolhida retrata a maneira de como a mídia, em todos os seus segmentos, exerce influência sobre aqueles que a ela se submetem passivamente. Esse cartum (suponho que seja) eu encontrei estampado em duas publicações: blogln.ning.com e cenadois.blogspot.com.br. Porém, em nenhum dos casos foi citada a autoria.
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