Translate

quarta-feira, 27 de abril de 2022

MEU TEXTO:

Flaviane Borges: 'Sobre a autora'


_____Foi a poesia, essa amiga comum a nós dois, que fez com que nos conhecêssemos. Aconteceu o que se poderia chamar de “admiração à primeira vista”. Confesso que não sei dizer com exatidão de quando isso aconteceu; só sei que aconteceu. Que bom!  

_____E isso é mesmo algo curioso. Depois de certo tempo, já não importa saber como nossos textos se encontraram. Desde então, os poemas que guardam alguma semelhança parecem ser reencontro. Nos entanto, os que apresentam diferentes nuances não têm aspectos de desencontro, mas de trazer novos ingredientes.  

_____No sabor de seu estilo, transporta com suavidade todo o encantamento de paisagens, que repousa nos versos, ao mesmo tempo com que é capaz de criar novas paisagens imaginadas e sentidas, utilizando como matéria-prima aquilo que as palavras carregam de melhor:  

"... É de manhã, o sol acabara de nascer.

E da janela irá vê-lo até ao longe, desaparecer
com risos de crianças, cores e brincadeiras adormecidas."

_____Seu universo particular é uma singela amostra da natureza humana. Seus textos reflexivos têm tons confessionais, quando encara com certa dose de visão crítica suas dores, mas com a certeza de que possui qualidades de reconhecer-se e superar adversidades: 

"... Sou porque sou/ E sendo me encontro

Num qualquer ponto desse universo
Tanto sou, que aqui confesso..."

_____Da mesma maneira, o leitor sente-se instigado a examinar-se diante do espelho, quando tem a oportunidade de constatar suas próprias fraquezas, não para encerrar-se nelas, mas como ponto de partida para construir sua particular fortaleza.  

_____Sua habilidade com o ofício da escrita faz com que as inquietações venham trajadas de encanto e todo tipo de beleza desfilem com a devida elegância pelas estradas da realidade, ou por caminhos concebidos pelo território mágico dos sonhos.  

_____É capaz de dar voz aos silêncios e de nos revelar um misto de intensidade e suavidade necessárias aos gritos, que muitas vezes a alma insiste em querer expressar. E todas as sensações omitidas e sentimentos revelados são ecos que reverberam não somente em todo canto, mas, principalmente no âmago de todos nós.

"... Todos ouvem meus gritos

mas não sentem meus silêncios
preso cá dentro..." 

_____O fato de cruzar o Atlântico permitiu não somente enfrentar desafios, mas navegar movida pelo vento da possibilidade de descobrir inéditos horizontes, vivenciando situações e acontecimentos que descortinaram experiências e contribuíram para apurar novos olhares.  

_____São assim mesmo os textos aqui contidos; saborosos! Desse modo, depois de experimentar essas palavras com paladar mineiro, salpicadas de tempero português, os poemas deste livro de Flaviane Borges serão companhia muito bem-vinda, em qualquer tempo.  

_____Algo que traz em cada versejar um alento para dias difíceis, ou para acentuar alegrias presentes a todo o momento. Tanto antes de alguma ocasião especial, como “Depois daqueles dias”... em que sentimos necessidade de um (re)encontro conosco.  

_____Enfim, um prato para alimentar a alma, sempre! 


PARA ADQUIRIR O LIVRO, ACESSE: 

-------------------------------------------------
AUTOR: Paulo Cesar Paschoalini
(Protegido por Lei de Direitos Autorais, 9.610/98)
-------------------------------------------------

AGRADECIMENTO: Este texto foi publicado nas páginas 15 a 17 do livro "Depois daqueles dias", de autoria de Flaviane Borges, escritora brasileira nascida na cidade de Dom Cavati-MG, residente em Lisboa, Portugal. Obra publicada pela Filos Editora, ano 2021. Minha gratidão pela honra do convite e por me permitir fazer parte discretamente de algo tão especial e pessoal para ela. 

(IMAGEM - Facebook: 'Depois daqueles dias') 

ACESSE TAMBÉM ATRAVÉS DOS LINKS: 
- INSTAGRAM: @pirafraseando ;
- TWITTER: @PaschoaliniPc ;
- PENSADOR UOL: pensador.uol/Paulo_cesar_paschoalini ;
- RECANTODAS LETRAS: recantodasletras/Pirafraseando . 

_______________________________________

Um comentário: