Translate

domingo, 17 de janeiro de 2021

MINHA CRÔNICA:

 Uma rede de intimidades.



_____Devido à sua natureza, o ser humano foi classificado com um ser social, desde Aristóteles, no século III, até Augusto Comte, no século XVIII. A necessidade da convivência em sociedade permitiu sua sobrevivência, através da proteção mútua, e contribuiu para seu desenvolvimento, graças principalmente ao autoquestionamento e a constante troca de experiências. 

_____A evolução que se processou ao longo da história foi extraordinária e os meios empregados com essa finalidade foram os mais variados possíveis, cada qual guardando relação com o momento vivido na cadeia evolutiva. 

_____A chamada tecnologia permitiu que o ser humano progredisse tanto, culminando com a criação da internet. Aquilo que no começo parecia ser uma fundamental ferramenta para pesquisas, acabou tornando-se algo extremamente útil, como também uma fonte inesgotável de coisas fúteis. 

_____De acordo com Sigmund Freud, “tudo em nós emana de dois motivos: o desejo sexual e o desejo de ser grande”, ou importante. Assim, de posse desse manancial de possibilidades de relacionamentos virtuais, o ser humano tem feito uso dessa tecnologia para dar vazão a esses dois aspectos freudianos.  

_____Em razão de o mundo atual nos cobrar constantemente a tal necessidade de nos diferenciar dos demais, o cidadão comum entregou-se à exploração não somente de suas qualidades, como, principalmente, de sua intimidade. 

_____Dessa forma, ao invés de acessos a assuntos relevantes, como acontecimentos históricos ou fatos contemporâneos, o que vemos é a profusão de informações particulares nas chamadas Redes Sociais, calcada na imposição de opiniões. Ao invés de focar-se no que é notável, o que vemos é um excesso de notoriedade. 

_____Com base nas mais variadas informações pessoais, a chamada "www - world wide web" (vasta rede mundial) foi criando mecanismos para chegar cada vez mais fácil e saber mais do internauta. As trocas de mensagens deixaram de ser uma prática consentida entre o emissor e o destinatário para tornarem-se uma forma de publicidade em massa. Quem de nós nunca recebeu, por exemplo, um “span”? 

_____Outro artifício preocupante são os chamados “cookies”, além de outros atuais, mais sofisticados, ou específicos, com objetivos semelhantes. São pequenos arquivos que servem para registrar a preferência e os acessos do internauta enquanto navega. Sendo assim, quer seja de maneira consentida ou por rastreamento, o fato é que todos nós, usuários da internet, deixamos de ser anônimos e passamos a ser vítimas da invasão de privacidade.  

_____Além de sermos “bombardeados” por propagandas focadas diretamente a acessos feitos por nós de maneira informal, dados de caráter estritamente pessoais e particulares podem ser devassados e expostos a qualquer momento, por aqueles que sabem tirar proveito de ferramentas virtuais, cada dia mais presentes e eficientes.  

_____Ao analisarmos esses fatos mencionados, fica impossível não nos preocuparmos com tudo isso. E, baseado no início do texto, que destaca o desenvolvimento humano, cabe um inevitável questionamento: será que a falta de anonimato e de privacidade poderiam ser consideradas partes de uma etapa da chamada evolução social? 


------------------------------------------------

AUTORPaulo Cesar Paschoalini
------------------------------------------------
 < CURRÍCULO LITERÁRIO E PREMIAÇÕES > 
COMENTÁRIO: O texto foi publicado no blog da "Revista Vicejar" em 16.01.2021, onde o escritor possui vários textos de sua autoria, atuando como Colaborador do blog e do site. Para ler mais acesse:

______________________________________ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário