Translate

domingo, 3 de janeiro de 2021

MINHA POESIA:

SOPRO: 

Um último suspiro... 
Um sopro brando 
levou para longe um agito contido, 
que não se continha mais. 
A inquietação não se dissipava. 

Já não tinha mais 
aquele explosivo jeito sereno, 
que explodia serenidade. 
A tranquilidade foi abandonando 
a sua essência, pouco a pouco. 

Prefiro lembrar você 
no gozo de sua lucidez. 
Quando estava perto, 
seus pensamentos vasculhavam, 
ao longe, o infinito do saber. 

Agora, que está longe, 
vim saber que o infinito é muito perto. 
Aprendi que a distância que separa 
os limites da vida e o infinito 
é de exatamente um sopro... 


-------------------------------------------------

AUTORPaulo Cesar Paschoalini
(Protegido por Lei de Direitos Autorais, 9.610/98)
-------------------------------------------------
- COMENTÁRIO:
Hoje faz 20 anos que meu irmão Valter se foi. Eu sei que pode soar clichê,  mas realmente parece que foi ontem. Se isso foi "ontem", posso dizer que "anteontem" mesmo estávamos nós ali, no quiantal da nossa infância, brincando com coisas que nós mesmos fazíamos para nos divertir.
Foi uma das pessoas mais presentes na minha vida e com quem aprendi muito, já que era dois anos mais velho que eu. Estudamos nas mesmas escolas, frequentamos juntos muitos lugares em nossa juventude e também trabalhamos na mesma empresa.
Lembro-me que certa vez ele leu alguns de meus textos poéticos e me disse que eu deveria publicá-los. Foi uma das pessoas que me incentivou a seguir escrevendo.
O poema acima eu fiz três semanas depois de sua partida e dedico (como na época) aos seus filhos Jean, Vítor e Renata. Quis o destino que a Renata também nos deixasse em maio de 2014, mas nos deu o Theo, filho dela com o Felippe.
A palavra saudade certamente não é suficiente para expressar a falta que todos nós sentimos deles dois. 
 CURRÍCULO LITERÁRIO E PREMIAÇÕES > 
ACESSE TAMBÉM ATRAVÉS DOS LINKS: 
- INSTAGRAM: @pirafraseando ;
- TWITTER: @PaschoaliniPc ;
- PENSADOR UOL: pensador.uol/Paulo_cesar_paschoalini ;
- RECANTODAS LETRAS: recantodasletras/Pirafraseando . 
____________________________________

10 comentários:

  1. Olá Paulo César
    Fascinada com o seu versar romântico
    Um poema belo e ímpar
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz pela visita à página. Muito obrigado pelas suas palavras.
      Desejo a você e demais pessoas do seu convívio um Feliz Ano Novo!

      Excluir
  2. Poema de magistral fascínio. Maravilhoso de ler.
    .
    Feliz ano 2021
    Saudações poéticas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela atenção de sempre.
      Desejo a você um Feliz Ano Novo, repleto de paz, saúde e muitas inspirações.
      Abraços poéticos!

      Excluir
  3. Um poema bastante intenso!! :))
    --
    Que as luzes de esperança se renovem
    .
    Bem vindo 2021_____Beijos, e Bom Domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cidália.
      É sempre muito bom e enriquecedor ler seus comentários.
      Muito obrigado pela gentileza de sempre.
      Desejo a você um Ano Novo, repleto de paz, saúde, esperança e muitas inspirações.
      Bjs.

      Excluir
  4. Que dizer daquilo que só o sentimento de cada um pode exprimir por tudo quanto tem de pessoal. Recordar os entes queridos é natural, numa vida que prossegue com a melhor capacidade de superação de cada um.
    Abraço solidário.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas suas bela palavras de conforto.
      Grato também pela visita à página. Seja sempre muito bem-vindo.
      Desejo a você um Ano Novo de paz, saúde e esperança.
      Um abraço

      Excluir
  5. Olá, Paulo César!

    Quando iniciei a leitura de seu poema me apercebi, de imediato, que era dedicado a alguém que já não habitava entre nós, tal como toda a saudade ao facto inerente.

    Seu irmão Valter partiu em 2000 e sua sobrinha em 2014 e isso você nunca mais vai esquecer. Ficaram, todavia, as boas recordações com eles vividas, que jamais se apagarão de sua memória.

    Fez muito bem em seguir o conselho de seu irmão: escrever, publicar e divulgar. Você se exprime muito bem, por vezes, talvez, demasiadamente erudito, mas cada qual escreve como sente.

    Beijos e um Ano Novo bem mais leve que 2020.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre muito bom receber a sua visita aqui em minha página.
      Suas palavras são sempre positivas e de muita sensibilidade.
      Você tem razão, cada pessoa expressa os sentimentos à sua maneira.
      Nem sempre os textos são da maneira que o leitor aprecia. Isso é porque eu também estou em um constante processo de construção interna.
      Desejo a você um Ano Novo repleto de paz, amor, saúde e esperança.
      Grato e um abraço.

      Excluir