Translate

segunda-feira, 21 de março de 2022

MINHA CRÔNICA:

Bendita Poesia:  .


_____Primeiramente, é necessário dizer que eu devo muito à poesia. Por certo tempo, foi em razão da leitura de grandes poetas que eu me protegia da realidade e, mesmo não conseguindo entender muitas coisas do mundo, eu procurava me compreender dentro do mundo. Primeiramente, é necessário dizer que eu devo muito à poesia. Por certo tempo, foi em razão da leitura de grandes poetas que eu me protegia da realidade e, mesmo não conseguindo entender muitas coisas do mundo, eu procurava me compreender dentro do mundo.  

_____Mia Couto disse certa vez, com propriedade: “Fernando Pessoa foi meu terapeuta”. Desse modo, tive muitos terapeutas que se manifestaram (e ainda o fazem) poeticamente. Os poemas pelos quais eu corria os olhos, faziam indicar atalhos para que eu pudesse percorrer a senda que levava ao meu coração e à minha alma.  

_____De leitor eu passei a sentir a necessidade de me expressar, chegando a ponto de, antes de dormir, deixar um pequeno caderno e caneta debaixo da cama, para que as palavras que saiam do coração e se alojavam na mente durante a noite não me escapassem. Por dividir o quarto com outro irmão, eu precisava ir a outro cômodo e escrever o que me vinha à mente, para que, somente assim, conseguisse adormecer novamente.  

_____Infelizmente muitas dessas anotações se perderam. Tenho curiosidade em saber de que maneira eu pensava sobre ‘as letras’ quando jovem, já que, por ter optado por um curso técnico, jamais tive aulas de Literatura. Desde então passei a escrever com frequência, de maneira intuitiva. Durante alguns anos eu me arrisquei a participar de concursos literários, sendo bem sucedido em dezenas deles. Isso me encorajou a prosseguir.  

_____Na falta de ler os textos que se perderam, dia desses eu estava revisitando minhas fotografias e, dentre elas, me deparei com a da imagem publicada, que guarda relação com os acontecimentos do mundo atual. É o registro da época em que TIVE de me alistar e fazer o Serviço Militar OBRIGATÓRIO. Hoje em dia, o termo ‘militar’ anda desgastado, quase sempre associado a conflitos bélicos ou outros tipos de violência. Fico feliz em saber que, depois de cumprida tal imposição social, naquilo que dependeu de minha vontade, trilhei outras direções, percorrendo caminhos especialmente ladrilhados de paz e esperança.  

_____Por essa razão, quando olho para a fotografia daquele jovem de 19 anos trajando uniforme (postura de soldado), sinto-me satisfeito que, no alvorecer da idade adulta, tenha achado por bem escolher a escrita como instrumento de mudança. Sem ter a tarefa de querer ‘mudar o mundo’, ao menos proporcionou significativas transformações no meu interior, que ao longo da vida repercutiram e culminaram na pessoa da qual me tornei, com minhas habilidades e limitações.  

_____Ao dedicar-me livremente à Literatura, senti que a poesia abraçou carinhosamente essa minha intenção. Assim, além da gratidão às palavras, gostaria também de agradecer imensamente a TODAS AS PESSOAS que dedicam seu tempo na leitura de meus textos, principalmente àquelas que gentilmente escrevem palavras repletas de generosidade nos comentários que seguem às publicações.  

_____Quero expressar meu agradecimento aos AMIGOS que fiz (e ainda faço) por todos os cantos desse imenso Brasil, pelas palavras de carinho e incentivo. Muitos deles, já há algum tempo, saltaram do monitor para dividir espaço no mesmo cantinho do peito de onde brota a sensibilidade dos poemas. 

_____Também no exterior, sou afortunado por manter contato com quem vive em países da América Latina, na África (Angola e Moçambique) e na Europa, como Espanha e Itália, entre outros. Destaque especial para aqueles que residem em Portugal, cujas pessoas eu tenho grande estima e a amizade por elas eu considero (me perdoem a pretensão) ser sensivelmente além de ‘virtual’.  

_____Tudo o que aqui escrevi, eu carrego dentro de mim e avalio como sendo uma PRECIOSA BÊNÇÃO, que continuará a ser cultivada continuamente. Assim, da mesma maneira de como comecei este texto, eu gostaria de finalizá-lo: é necessário dizer que eu devo muito à Poesia... e aos AMIGOS que ela felizmente me trouxe. 

_____Minha sincera gratidão a TODOS, sempre!!! 



------------------------------------------------
AUTORPaulo Cesar Paschoalini
------------------------------------------------
 < CURRÍCULO LITERÁRIO E PREMIAÇÕES > 
COMENTÁRIO: O texto foi publicado no blog da "Revista Vicejar" em 19.03.2022, onde o escritor possui vários textos de sua autoria, atuando como Colaborador do blog e do site. Para ler mais acesse:
BLOG DA REVISTA VICEJAR: http://revistavicejar.blogspot.com/
______________________________________   

Um comentário: