Translate

sábado, 26 de junho de 2010

UMA CRÔNICA...


Diversidade x Competitividade

Já se tornou senso comum a inexistência de uma fórmula para o sucesso das organizações, onde em meio a mudanças constantes promovidas pela crescente globalização e ao alto nível de competição imposta pelo mercado, as empresas e os seus respectivos gestores vêm empreendendo esforços no sentido de alcançar a tão sonhada sustentabilidade.

E para que essa jornada rumo ao excelente seja bem sucedida, os pensadores e cientistas da moderna gestão administrativa têm se valido das características demográficas do Brasil para viabilizar o surgimento de um novo modo de administrar. Esse novo modelo de gestão deve levar em consideração a riqueza cultural, a qual é o resultado do processo histórico ocorrido neste país desde a sua colonização pelos portugueses.

Os descendentes dos povos da África, dos Índios e europeus temperam essa salada cultural que hoje é a nação brasileira. No entanto, essa mistura não produziu equidade, e as injustiças cometidas no passado colonial escravocrata perpetuam-se até hoje, de forma a manter aberta a chaga da desigualdade social dentro e fora do ambiente organizacional.

A diversidade cultural e étnica deve ser a carta na manga dos gestores da atualidade, não apenas para produzir bons resultados para a organização, mantendo-a no patamar satisfatório de desempenho diante do mercado, mas também para transformar a realidade social dos seus colaboradores, possibilitando equidade na remuneração e nas oportunidades de crescimento.

Sendo assim, acredito que a empresa que tratar a diversidade de forma eficiente, produzirá muito mais do que se imagina, responsabilidade social e uma nação verdadeiramente justa.
-----------------------------------------------
AUTOR: Gilberto de Lima Coelho Júnior - Graduando em Administração de Empresas do oitavo semestre pela Faculdade São Tomaz de Aquino, em Salvador-BA, que possui convenio com o PROUNI. Este texto está disponível na intranet do Banco do Brasil > Acesse Sua Área > Cadernos > Palavras Cruzadas, publicado pela VITEC-Brasília em 28.10.2009 e acessível a mais de 100.000 funcionários.
O texto foi publicado no site www.adminstradores.com.br
-----------------------------------------------
COMENTÁRIO - Paulo Cesar Paschoalini:
O Gilberto é um cronista residente em Salvador-BA, e trabalhou como estagiário do BB e colaborador do caderno "Palavras Cruzadas". Quero deixar registrado meu agradecimento por autorizar a publicação desse texto, que, pela qualidade, também está disponível no site www.adminstradores.com.br.
____________________________________