Translate

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

UMA POESIA...


Incompletude

A maior riqueza do homem
é a sua incompletude.
Nesse ponto sou abastado.
Palavras que me aceitam como sou - eu não aceito. 

Não agüento ser apenas um sujeito que abre portas, 
que puxa válvulas, que olha o relógio, 
que compra pão às 6 horas da tarde,
que vai lá fora, que aponta lápis, 
que vê a uva etc. etc. 

Perdoai
mas eu preciso ser Outros.
Eu penso renovar o homem usando borboletas.

----------------------------------------
AUTOR: Manoel de Barros
----------------------------------------
COMENTÁRIO – Paulo Cesar Paschoalini:
Assisti a uma entrevista há alguns anos, não me lembro a emissora, com esse poeta brasileiro pouco conhecido, inclusive por mim, até então. Como me causou a melhor das impressões, procurei saber mais sobre ele e ler um pouco alguns de seus textos. Nascido em 19/12/1916, portanto, com 96 anos, escreve sobre a natureza, em especial. Para conhecer alguns de seus textos e frases, fica a sugestão para acessar o link: http://pensador.uol.com.br/manoel_de_barrosO título foi extraído do próprio texto.
No final do poema, quando ele diz que pensa em "renovar o homem usando borboletas", eu entendo que ele lança mão dessa linguagem como sentido figurado, utilizando-se da transformação que acontece com as borboletas, para servir como exemplo ao ser humano, na sua necessidade de renovar-se continuamente.
_______________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário