Translate

domingo, 18 de janeiro de 2015

UMA CITAÇÃO...

Diálogo interno...

“Por alguma questão ocidental,
fomos levados a achar que a solidão é uma inimiga.
Estamos, a todo custo, tentando não estar só.
Assim, perdemos uma grande oportunidade:
o diálogo interno, a reflexão, a investigação de nós mesmo.”

---------------------------------------------
AUTOR: Ricardo Darín, ator argentino
---------------------------------------------
COMENTÁRIO:
Muitas vezes somos levados a ter uma visão distorcida a respeito de determinados países ou pessoas. Por conta de rivalidades esportivas, adquirimos, conscientemente ou não, uma certa antipatia pelos argentinos, desconhecendo, por exemplo, suas manifestações artísticas e seus artistas. Somos compelidos a admirar somente consagrados astros e estrelas dos Estados Unidos, o que evidencia uma visão flagrantemente colonialista. Fica a sugestão para acessar o link do Youtube, em que mostra o trecho de uma entrevista do ator argentino e sua recusa às imposições de Hollywood. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=w_PjeU7VwR4. Destaque para as expressões de incredulidade do entrevistador, diante de alguém que demonstra ter personalidade e fidelidade de princípios. Muitos dirão que é fácil dizer 'não' quando se está numa condição favorável. Talvez! Mas quantas pessoas em situação semelhante a do ator argentino são capazes de dizer um sonoro 'não' àqueles que detém o poder de interferir na opinião pública?
_______________________________________________

2 comentários:

  1. Ele me lembra o nosso Almir Sater, que também recusou convites, anos atrás, pelo mesmo motivo. Ele disse que tinha tudo que precisava no Pantanal, onde mora, e com os shows que fazia, e não queria uma vida agitada fora de casa, a troco de mais dinheiro....E sua esposa organizou uma escola, onde ela alfabetiza as crianças dos camponeses que moram nas proximidades, em um trabalho voluntário, no pantanal. Gente de valor inestimável.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana. Sabe, confesso que não tenho intenção com a postagem de criticar de maneira incisiva os artistas que agem diferente de Darín, já que a maioria das pessoas que trabalha tende a agir movido por oportunidades, visando atender suas necessidades pessoais. Mas, convenhamos, a postura do ator argentino é, no mínimo, digna de registro e justamente na contramão do que costuma ser o convencional quando se trata, principalmente, do meio artístico. Obrigado mais uma vez pela sua valiosa participação. Abraço, Paulo.

    ResponderExcluir