Translate

segunda-feira, 26 de junho de 2017

UM TEXTO...

Homem de conhecimento

“Um homem de conhecimento escolhe um caminho de coração e o segue; e depois olha e se regozija e ri; e então ele  e sabe. Sabe que sua vida terminará muito depressa; sabe que ele, como todos os outros, não vai a parte alguma; sabe, por que vê, que nada é mais importante que qualquer outra coisa. Em outras palavras, um homem de conhecimento não tem honra, nem dignidade, nem família, nem nome, nem prática, mas apenas a vida a ser vivida, e, nessas circunstâncias, sua única ligação com seus semelhantes é sua loucura controlada. Assim, o homem de conhecimento se esforça, transpira e bufa; e, se olhar para ele, parece um homem comum, só que tem que a loucura de sua vida está controlada. Como nada é mais importante do que outra coisa qualquer, um homem de conhecimento escolhe qualquer ato e age como se lhe importasse. Sua loucura controlada o leva a dizer que o que ele faz importa e o faz agir como se importasse, e no entanto ele sabe que não é assim; de modo que, quando pratica seus atos, ele se retira em paz, e quer seus atos sejam bons ou maus, dêem certo ou não, isso não o afeta de todo.”

------------------------------------------------
AUTOR: Carlos Castañeda
Trecho da obra 'Uma Estranha Realidade'
------------------------------------------------
COMENTÁRIO - Paulo Cesar Paschoalini:
Carlos César Salvador Arana Castañeda, nasceu em 25 de dezembro de 1925, em Cajamarca, no Peru, e faleceu em 27 de abril de 1998, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Foi um escritor e antropólogo, graduado pela Universidade da Califórnia, tornando-se conhecido após publicação de sua dissertação de mestrado intitulada “The Teachings of Don Juan - a Yaqui way of knowledge”, no ano de 1968, que foi lançada no Brasil com o nome de “A Erva do Diabo”.
Sua obra consiste em onze livros autobiográficos, em que relata experiências decorrentes de sua associação com o bruxo conhecido por Don Juan Matus, índio da tribo Yaquis, do deserto de Sonora, no México. Pesquisou sobre plantas medicinais e partiu para o trabalho de campo nessa área, pelo sudeste da Califórnia.
Em 1973, revê os conceitos apresentados na primeira obra em uma versão de sua tese de doutorado em Filosofia, intutulada Journey to Ixtlan - Lessons of Don Juan (Viagem a Ixtlan). Como explica no seu livro O Presente da Águia, o sistema de interpretações e crenças que se dispôs a estudar terminou por lutar consigo mesmo, ao se mostrar tão ou mais complexo que o sistema "ocidental" de interpretações do mundo.
Um 13° livro chamado Magical Passes (Passes Mágicos), destoa do conjunto de sua obra, pois parece se muito mais um manual prático de aplicação de exercícios corporais de educação física.
Seus livros influenciaram muitas pessoas, especialmente os espiritualistas, que buscavam compreensão através de explicações do universo metafísico. (FONTE: Wikipedia - Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Castaneda)
______________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário