Translate

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

MINHA POESIA:

 CONFIDÊNCIAS: 


Não sei dizer, ao certo,
se o poeta é alguém
confiável, para si mesmo.
Basta sentir alguma coisa,
com mais intensidade,
que vai logo contando tudo,
e em detalhes,
para todas a linhas
que encontra pela frente!

-------------------------------------------------
AUTORPaulo Cesar Paschoalini
(Protegido por Lei de Direitos Autorais, 9.610/98)
-------------------------------------------------
 < CURRÍCULO LITERÁRIO E PREMIAÇÕES > 
ACESSE TAMBÉM ATRAVÉS DOS LINKS: 
- INSTAGRAM: @pirafraseando ;
- TWITTER: @PaschoaliniPc ;
- PENSADOR UOL: pensador.uol/Paulo_cesar_paschoalini ;
- RECANTODAS LETRAS: recantodasletras/Pirafraseando . 
____________________________________

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, Cidália.

      Muito obrigado pelas suas preciosas visitas aqui na página e pelos comentários sempre muito positivos.
      Peço desculpas pelas eventuais demora em responder alguns comentários. Meu telefone celular (telemóvel) é um pouco antigo e eu não consigo responder quando estou acessando através dele.

      Ótima noite pra você. Bjs!

      Excluir
  2. O poeta não tem definição possível, Paulo César. "Confidências" são mais as que não faz do que as que faz, eu acho.
    O título do seu blog é o máximo. "Pirafraseando", cuja palavra não existe no Português de Portugal.
    Você escreveu: "que vali logo contando tudo" e na ilustração escreveu: "que já vai logo contando tudo". As expressões querem dizer o mesmo?

    Abraços e saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Céu. É sempre muito bom saber de suas visitas à minha página. Você é sempre muito bem-vinda!

      Sobre a observação que você fez no texto, você tem toda a razão. Eu me equivoquei e escrevi "vali", ao invés de "... 'VAI' logo contando tudo...". Muito obrigado pelo alerta. Já fiz a devida correção.

      Quando ao "Pirafraseando", na verdade essa palavra não existe nem no Português de Portugal e nem no Brasil. A ideia do nome escolhido é uma alusão à palavra "Parafraseando", do verbo "Parafrasear". Segundo uma definição de dicionário, "Interpretar um texto com palavras próprias". Como sou da cidade de Piracicaba, Estado (Província) de São Paulo, ela é carinhosamente conhecida por "Pira". Desse modo, eu, quando escrevo minhas poesias, interpreto algo "com minhas próprias palavras". Desse modo, ao invés de "Parafrasear" aquilo que vejo e sinto, como morador de Piracicaba, eu vou "PIRAfraseando".

      Além do mais, a palavra "pira" tem como significado "lugar onde se acende um fogo simbólico". Portanto, fica a esperança de que pelo menos alguns de meus textos possam acender uma luz de sensibilidade.

      Grato pela oportunidade de poder explicar sobre o nome do blog.
      Abraços, boa noite e muita saúde, sempre!!!

      Excluir
    2. Olá, Paulo Cesar (César, sem acento?)!

      É igualmente agradável para mim receber suas vistas no meu blog, qdo esporadicamente lá vai, aliás, encontro você mto pouco na blogosfera. Falta de tempo, mto provavelmente.

      Lapsos todo o mundo tem, mas como sou Professora de Português, parece que tenho olho clínico-rs. Há quem venha ao blogs, só para dizer: "Gostei muito" ou "que lindo", e arrisco a dizer que nem leem, ou se o fazem será na diagonal, mas eu sou uma leitora atenta, e se, por vezes, não corrijo erros graves, é para que as pessoas não fiquem aborrecidas e zangadas comigo, pois pensam que sabem tudo.

      Curiosa a explicação que me facultou e eu pensando que tinha a ver com o verbo pirar, que significa, segundo me foi dito já por vários brasileiros, enlouquecer. As palavras, de facto, podem ter "n" conotações.

      Ah, sim, seus textos são muito inteligentes, apelativos e se vê que por aí há cultura, portanto, fazem acender várias luzes e não só uma.

      Abraços e muita, muita saúde. A Covid me está preocupando muito.

      Excluir
  3. Muito grata pelo seu comentário no blog da Gracita, na rubrica "Café Poético", onde postei no dia 31 de agosto.

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo visitar com certa frequência o "Café Poético" para ler seus textos e de outros autores também.

      Boa noite e tudo de bom pra você também!

      Excluir
    2. O "Café Poético" acontece duas vezes por mês. Uma vez a 15 e outra a 30 ou 31, sempre com gente diferente escrevendo.

      Tenho novo post no meu blog, algo diferente do habitual. Será muito bem-vindo, com certeza.

      Bom final de semana.

      Excluir