Translate

sábado, 14 de maio de 2016

UMA CITAÇÃO...

Progresso

"O progresso é tudo aquilo que diminui o poder de um homem sobre outro homem."

-----------------------------
AUTOR: Gillo Pontecorvo
-----------------------------
COMENTÁRIO - Paulo Cesar Paschoalini:
Gillo Pontecorvo nasceu em 19 de novembro de 1919, na cidade de Pisa, e faleceu em 12 de outubro de 2006, em Roma. Foi um cineasta italiano que se tornou conhecido por suas produções que retratam a complexa relação entre colonizadores e colonizados, com destaque para as ações desumanas dos dominadores. Entre seus filmes mais conhecidos estão “Queimada”, de 1969, em que narra a história do agente inglês Walker, interpretado por Marlon Brando, enviado ao chamando “Novo Mundo” para pregar a revolução nas colônias sob o domínio de Portugal e Espanha, para oferecer aos nativos apoio financeiro da Inglaterra. Outra produção de destaque é “A Batalha de Argel” (La Battaglia di Algeri), de 1965, em que conta a revolta da Argélia contra o domínio francês, ocorrido durante o século XX. Nesse filme é mostrada a prática da tortura que os colonizadores aplicavam aos revoltosos capturados (Fonte: Wikipédia).
Por ocasião de sua morte, o jornal “O Estado de São Paulo” publicou em 2006 uma reportagem de Luiz Zanin, que finaliza com a seguinte frase de Pontecorvo: “A dominação colonial mudou muito em sua forma exterior, mas não em sua essência. Sua forma moderna é a democracia imperial americana” (Link: http://cultura.estadao.com.br/blogs/luiz-zanin/gillo-pontecorvo-1919-2006/).
Se tomarmos como referência as visões tecnológicas e científicas, evidentemente que o entendimento será diferente do abordado. No entanto, acredito que a frase mencionada reflete um olhar mais humano, justamente um contraponto daquilo que a sociedade moderna convencionou chamar de "progresso".
_______________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário